XnView 1.97 Final - Português-BR


XnView é como se fosse uma galeria de imagens e vídeos, mas com ferramentas básicas para edição de imagens. Ou seja, você pode ver as suas fotos, organizá-las em categorias, procurar por detalhes em relação a qualquer foto e ainda realizar ajustes simples.

Deixando o XnView em português

Assim que o programa for aberto pela primeira vez, ele irá exibir uma tela com configurações simples. E é na primeira opção que você pode selecionar Português (Brasil). Dessa forma, o programa ficará quase que 100% no nosso português.


Uma extensa galeria

Pastas, favoritos, categorias

Na visualização padrão do programa você começa logo na galeria. Você poderá ver todas as suas imagens como se estivesse no Windows Explorer, deixando a opção Pastas marcada. Uma outra opção, comum para programas desse gênero, é a de você dar uma nota para as imagens para depois classificá-las facilmente, encontrando as suas fotos preferidas.

O terceiro modo de visualização é por categorias. Ou seja, você pode ver somente desenhos, fotografias, ícones, imagens ou vídeos. Dessa forma você “filtra” os resultados de todos os arquivos.

Visualizando e editando

Você pode ir para a tela de visualização — e edição — individual de uma foto apenas dando um duplo-clique. Com certeza você vai notar que o programa utiliza do artifício de abas para abrir os arquivos. Dessa forma, você pode abrir quantos arquivos quiser e navegar com facilidade por eles.

As opções de edição são muito simplificadas, sendo que você pode, por exemplo, ajustar o brilho e o equilíbrio de cores ou remover olhos vermelhos. Na barra de ferramentas do programa, você encontrará também ferramentas diferentes e que não se limitam à edição da imagem que está aberta. Ou seja, você poderá procurar arquivos, imprimir, digitalizar, converter ou fazer uma captura da tela.

Algumas configurações

Para melhorar a sua experiência com o programa, é possível alterar algumas configurações do XnView. Para fazer isso, vá até Ferramentas e clique em Opções. Em Teclado/Mouse você poderá ver todos os atalhos de teclado do programa, o que torna o uso mais fácil e rápido para muitas pessoas.

Já Leitura/Gravação traz uma diversidade absolutamente enorme de tipos de arquivos que você pode tornar compatíveis com o programa. Por exemplo, se você marcar PSD para leitura e gravação, então o XnView poderá salvar em arquivos do Photoshop.

Em Miniatura você encontrará configurações em relação às miniaturas das imagens na visualização em galeria. Se você quiser, é possível marcar a opção “Usar Alta Qualidade” e desfrutar de miniaturas bem feitas.

Uma configuração muito importante fica em Visualizar. Você encontrará uma opção chamada Alta qualidade da ampliação, com duas caixas possíveis. Caso você deixe “Aumentar” marcada, então ao dar zoom em alguma imagem ela não irá se pixelizar tanto quanto costuma fazer por padrão. Mas a velocidade do programa também irá cair.


Este é o melhor programa, para edição rápida de imagens (tirar olhos vermelhos, melhorar cor, aspecto envelhecido, etc..), que usei até hoje, uso e recomendo.

Testado eImage Hosted by ImageShack.us, recomendado



Image Hosted by ImageShack.us




-

0 comentários:

Postar um comentário

 
Soft Marçon | desenho Templates e Acessórios